Ilha dos Arvoredos - Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental

14/06/2020 18:47

Ao caminhar pela Praia de Pernambuco é possível avistar uma pequena ilha em meio ao belíssimo mar de Guarujá. Mas diferente do que se pensa, a Ilha dos Arvoredos é muito mais que um cartão postal da Cidade. Localizada a 1,6 quilômetro da praia, a Ilha reúne projetos ambientais e científicos e um passado bastante pitoresco.

História - O local inspirou o sonho de vida de Fernando Eduardo Lee, um engenheiro brasileiro filho de imigrantes americanos que recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para fins científicos. Entre as décadas de 50 e 60, Fernando Lee transformou o que era apenas um rochedo em uma ilha habitável, auto-sustentável em energia e água potável. Fernando Lee também instalou na Ilha dos Arvoredos as primeiras placas de captação de energia solar do país e um sistema de captação de água da chuva, que era armazenada em caixa d´água em formato do foguete Saturno V (que levou a cápsula Apollo 11 à Lua, em 1969).

Antes de falecer, Fernando Lee cria uma Fundação para dar continuidade a seus projetos científicos, com o lema de “Pesquisa em benefício da Humanidade”.

Estrutura - Com mais de 37 mil metros quadrados de extensão, o interior da ilha reserva belezas naturais e arquitetônicas surpreendentes. A começar pelo marco inicial: um gigantesco pássaro Fênix, construído em concreto com 71 toneladas, que dá apoio a um sistema de guindaste que é a única forma de acesso dos visitantes ao local.

Pesquisas científicas - Dentro da missão de Pesquisa em Benefício da Humanidade, a Fundação Fernando Lee, em parceria com a UNAERP, vem desenvolvendo estudos na Ilha dos Arvoredos. Um dos primeiros projetos de pesquisa na Ilha dos Arvoredos foi o Acervo Fernando Lee, que permitiu o levantamento, organização e digitalização das fotografias antigas e projetos de pesquisa da Fundação. Dessa forma, houve o resgate do acervo histórico da grande obra de Fernando Lee na Ilha dos Arvoredos.

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode